Funcionários da Secretaria de Esportes são ouvidos pela CPI

Questionamentos sobre metas, cargos, e controle de cada modalidade ouvida foram feitos pela comissão
Funcionários da Secretaria de Esportes são ouvidos pela CPI

Por: Silvia Morais - Fotos: Allan S. Ribeiro

Quatro funcionários da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto foram ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Secretaria Municipal de Esportes, cujo objetivo é apurar eventuais irregularidades na gestão daquela pasta, na tarde desta sexta-feira, 18 de setembro.

Os vereadores ouviram os coordenadores de projetos esportivos Márcio Marolo da Silva, desempenhando a função de técnico das equipes de iniciação e de base do basquete; Niceia Regina Fernandes da Silva, ginástica artística, Miguel Abdala Jabur Junior, responsável pela modalidade de handbol. E também foi ouvido o chefe de sessão de programa de desportos especais, Paulo Henrique Picolo.

Em questionamentos pontuais, os servidores esclareceram que o servidor Francisco Ferreira da Silva Junior, nomeado no cargo de chefe da iniciação esportiva, exerce a função de assessor de imprensa, responsável em divulgar eventos e trabalhos desenvolvidos em redes sociais.

Também foram citados os funcionários da Secretaria de Esportes Agda Camacho da Costa, chefe do setor de sub-almoxarifado, e Jorge Alves de Oliveira Neto, assistente do secretario de Esportes. Todos depoentes deixaram claro que Agda não exerce o cargo e no momento que necessitam de algum material do almoxarifado recorrem a outros funcionários. E o assistente do secretário não foi visto em nenhum momento na secretaria ou exercendo suas funções no local. Lembrando que os dois funcionários estão designados na Secretaria de Governo.

Sobre materiais utilizados em suas funções, cada depoente tem uma  necessidade diferente, enquanto Miguel Abdala tem um patrocínio de uma universidade e pouco utiliza equipamentos da secretaria, Marolo explicou que somente no segundo semestre do ano de 2019 recebeu algum material. Para Picolo  foi fornecido rádio, colchonetes, bolas e camisetas.

As metas e como é computado o rendimento em cada modalidade segue um pouco diferente em cada modalidade ouvida. No voleibol é computada a meta do início do ano, no desportos especiais é computado cada atendimento, e no rendimento as modalidades computam toda medalha que recebem, não só títulos.

Após os esclarecimentos aos vereadores, o presidente da comissão encerrou a oitiva.